O lixo que se produz e que se coloca no contentor normal, segue num camião para o Aterro Sanitário da ALGAR. Também há lixo que se coloca nos ecopontos. O cartão e o papel são colocados no ecoponto azul. Neste ecoponto só se pode colocar papel e cartão limpos. As embalagens de plástico, de metal (as latinhas) e os pacotes de leite e de sumo são colocados no ecoponto amarelo. As embalagens de vidro são colocadas no ecoponto verde, sem as tampas, essas são colocadas no ecoponto amarelo. As pilhas são colocadas no pilhão.
Quando os ecopontos estão cheios, vem um camião da ALGAR para levar as embalagens para a estação de triagem – que é um local onde se separa tudo muito bem, para depois ser enviado para as fábricas recicladoras. Nas fábricas as embalagens são transformadas em embalagens completamente novas, que seguem para o supermercado. É assim que se faz a reciclagem!
Os restos de vegetais também podem ser reciclados numa caixa que se chama compostor. Coloca-se no compostor os restos de frutas, legumes, folhas verdes e secas dos jardins e os ramos das árvores. Alguns meses depois, esses restos transformam-se numa terra muito fofa, que se vai chamar composto. O composto serve para colocar nas plantas.
Turma 4 (3.º e 4.º anos)